Dr José Donizeti – Cirurgia do Aparelho Digestivo

Hérnias de Parede Abdominal - tudo que você precisa saber

As hérnias abdominais são um problema comum e, embora possam parecer inofensivas no início, podem gerar complicações muito graves quando permanecem sem tratamento. Entenda mais sobre os sintomas, diagnóstico e tratamentos disponíveis para que você possa tomar a melhor decisão sobre sua saúde.

O que é uma hérnia abdominal?

A hérnia abdominal acontece quando uma parte de um órgão ou tecido (geralmente a gordura abdominal ou o intestino) sai por uma área enfraquecida da parede abdominal. Essa saída forma uma protuberância ou “inchaço”, que pode ser visível, especialmente quando a pessoa se levanta, tosse ou faz esforço.

Quais são os tipos mais comuns de hérnias abdominais?

  • Hérnia inguinal: Ocorre na região da virilha. É mais frequente em homens, porém é potencialmente mais grave em mulheres.
  • Hérnia umbilical: Surge ao redor do umbigo.
  • Hérnia incisional: Acontece em locais onde já foi feita uma cirurgia, devido ao enfraquecimento da cicatriz.

O dr José Donizeti é Cirurgião Geral e Cirurgião do Aparelho Digestivo pela USP-SP, e pode te oferecer atenção especializada no diagnóstico e tratamento das hérnias da parede abdominal, tanto por via convencional quanto por vias minimamente invasivas.

 

Sintomas comuns das hérnias abdominais

  • Protuberância ou inchaço visível na região afetada.
  • Dor ou desconforto, especialmente ao fazer esforço físico, levantar peso ou tossir.
  • Sensação de peso na área da hérnia.
  • Nos casos mais graves, com complicações: dor que não melhora, dor em todo o abdomen, náusea, vômito, vermelhidão no local da hérnia, impossibilidade de empurrar a hérnia de volta (sinal de encarceramento ou estrangulamento). Nestes casos é necessário procurar um PRONTO SOCORRO.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico geralmente é realizado através de avaliação clínica durante a consulta médica, onde o médico pode sentir e examinar a hérnia. Em alguns casos, são necessários exames complementares, como:

  • Ultrassonografia abdominal: útil para confirmar a presença de hérnia em caso de dúvida durante o exame físico.
  • Tomografia computadorizada (TC): Útil em casos complexos ou quando há suspeita de complicações, como estrangulamento.

Tratamento: é sempre necessária a cirurgia?

A cirurgia é a única forma definitiva de correção da hérnia.

Para pacientes com sintomas muito leves e comorbidades (outras doenças) muito descompensadas, podemos iniciar um tratamento inicialmente conservador, com o uso de cintas e medidas comportamentais para controle de sintomas, porém o ideal é buscar sempre o controle de comorbidades de modo a permitir a realização da cirurgia de correção da hérnia.

Tipos de cirurgias para hérnia abdominal

  • Cirurgia aberta: Abordagem mais convencional e tradicional, feita através de um corte um pouco maior, com colocação de tela para reforçar a parede abdominal.
  • Cirurgia minimamente invasiva: Feita por pequenas incisões, utilizando uma câmera e instrumentos para reparar a hérnia, possibilitando um menor tempo de recuperação. Pode ser feita por via laparoscópica ou via robótica.

Conclusão: Não ignore uma hérnia abdominal

Embora possa parecer algo simples, uma hérnia pode se complicar e se tornar uma emergência médica se não for tratada.

A avaliação precoce e o tratamento adequado garantem melhores resultados e uma recuperação mais rápida. O diagnóstico precoce permite tratamento otimizado, eletivo, programado, e por via minimamente invasiva. A cirurgia eletiva para a correção de hérnia é bastante segura

Nos casos de emergência, podem ser necessárias cirurgias muito maiores do que apenas a correção da hérnia, incluindo remoção de partes do intestino e até mesmo confecção de ostomias (por exemplo colostomia, uma forma de derivação do trânsito intestinal em que se coloca o intestino para fora através da barriga – a famosa “bolsinha”).

Se você percebeu algum dos sintomas mencionados, agende uma consulta para uma avaliação completa. Nossa equipe está à disposição para oferecer um atendimento humanizado e um tratamento seguro e eficaz.